Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 828 - 10º andar - CEP 04571-927 
Brooklin - São Paulo - SP                   Tel.: +55 (11) 5105-7171

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
Please reload

Recentes

iGUi chega a Dubai

January 8, 2018

1/3
Please reload

Destaque

Praticantes embarcam em navios da Aliança e da Hamburg Süd para vivenciar rotina no mar

27/11/2017

Cerca de 50 praticantes realizaram suas atividades nos navios de Cabotagem e outros 11 em navios de longo curso

 

São Paulo, novembro de 2017 – A Aliança e a Hamburg Süd, em parceria com as escolas de formação de Oficiais da Marinha Mercante no Brasil, embarcaram somente neste ano 11 alunos nos navios de Longo Curso, além de mais de 45 pessoas nos navios de Cabotagem. Denominados ‘Praticantes’, os alunos embarcados foram divididos em três turmas.

 

Como regra, para que os Praticantes se tornem Oficiais da Marinha Mercante, eles devem permanecer por três anos na escola de formação e realizar um ano de praticagem a bordo de um navio. Atualmente, a Aliança oferece aos alunos um plano de ‘estágio’ de 12 meses, passando por navios de diferentes classes e empregados em diferentes rotas nos serviços de Cabotagem e Longo Curso.

 

 

 

Nas atividades a bordo, cada praticante realiza funções compatíveis com sua formação. Ana Carolina Santiago, Coordenadora de Tripulação da Aliança e da Hamburg Süd afirma: “É uma honra poder participar da formação desses novos profissionais. Com essa experiência, o futuro Oficial da Marinha Mercante terá uma visão mais ampla em relação às rotinas de bordo, além de contar com mais propriedade para exigir e conferir as atividades executadas por ele e por sua equipe”.

 

Mariano Cardoso, Praticante de Máquinas, foi um dos alunos embarcados este ano. Ele teve a oportunidade de conhecer dois navios: o Monte Tamaro (Hamburg Süd) e o Fernão de Magalhães (Aliança). “Nos dois navios consegui executar as mesmas ações compatíveis com minha função. A experiência com tripulação mista foi algo muito positivo, pois além de melhorar a prática da língua inglesa, consegui aprender um pouco mais sobre os termos técnicos utilizados no dia a dia”, comenta Cardoso.

 

Sobre a Aliança Navegação e Logística

A Aliança Navegação e Logística foi fundada em 1950 por Carl Fisher. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd. Em 1999, a Aliança retomou o transporte de cabotagem no Brasil, que até então era subutilizado.

Entre 2013 e 2014, a Aliança reestruturou sua frota de cabotagem com um investimento de R$ 700 milhões na compra de 6 navios porta-contêineres com capacidades que variam de 3.800 TEUs a 4.800 TEUs. Atualmente, a empresa conta com 11 navios em operação no serviço, com amplo atendimento em 15 portos de Buenos Aires até Manaus, e um total de 104 escalas mensais.

A Aliança é market leader na cabotagem e possui uma carteira de clientes que vai do arroz ao zinco, com grandes, pequenas e médias empresas e em praticamente todos os segmentos do mercado, com destaque cada vez maior para os segmentos de bens de consumo duráveis. No ano passado, a cabotagem cresceu 7% em relação a 2015 e a expectativa para este ano é manter o ritmo de crescimento. Em 2016 foram movimentados 210 mil TEUs, o que significa um incremento de 15 mil TEUs em relação ao ano anterior.

A empresa tem forte atuação no mercado externo, com 25 navios porta-contêineres que fazem a rota internacional, distribuídos em 9 serviços. Além disso, oferece o transporte de granéis (fertilizantes, grãos e minérios), onde são utilizados 8 navios com capacidade que vão de 38 mil toneladas a 45 mil toneladas.

 

Sobre a Hamburg Süd

Hamburg Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft KG - Hamburg Süd está entre as dez maiores empresas de transporte marítimo de contêineres em todo o mundo. Com 116 navios de contêineres, capacidade física para mais de 600.000 TEUs e cerca de 50 serviços de linha, a empresa conta com 6.300 funcionários em 250 escritórios espalhados por todo o globo, garantindo que os clientes recebam soluções logísticas sob medida para suas necessidades específicas. O transporte de produtos frescos é uma competência essencial do grupo de transporte de cargas. A Hamburg Süd é um dos 5 maiores transportadores frigoríficos e está entre os líderes de mercado nas rotas comerciais Norte-Sul. Desde o final de 2014, a empresa também vem operando nas rotas comerciais Leste-Oeste. Fundada em 1871, a Hamburg Süd possui presença global como um armador de alta qualidade por meio de  sua subsidiária brasileira, Aliança, e sob a marca CCNI (Compañía Chilena de Navegación Interoceánica. Na categoria de transporte marítimo de cargas não regular (tramp shipping), a empresa opera graneleiros e petroleiros sob os nomes Rudolf A. Oetker (RAO), Furness Withy Chartering e Aliança Bulk (Aliabulk). Além de elevados padrões de qualidade, a atuação sustentável é uma parte fundamental da filosofia corporativa da Hamburg Süd. Para obter mais informações on-line, visite hamburgsud.com.

 

Assessoria de Imprensa
DFREIRE Comunicação e Negócios (11)  5105-7171     www.dfreire.com.br
Élida Gonçalves – elida@dfreire.com.br
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Débora Freire – debora@dfreire.com.br

Please reload

Please reload

Arquivo